14.6.07

O'CTUS CIA. DE ATOS EM PORTO ALEGRE

O’ctus Cia. de Atos
compõe uma versão contemporânea da obra

A Sagração da Primavera
de Igor Stravinsky

A Sagração da Primavera é uma obra musical, composta para a dança, nascida de um sonho do compositor Igor Stravinsky, que sonha com um rito pagão, onde velhos sábios estão sentados em círculo e observam a dança da morte de uma jovem, que se sacrifica para render homenagem ao deus da primavera. É uma idéia de morte e nascimento, que foi encenada pela primeira vez em 1913, tendo como coreógrafo, o bailarino Vaslav Nijinsky. Ao decorrer dos anos esse sonho foi revisitado por importantes coreógrafos e diretores como, Mary Wigman, Maurice Bejart, Pina Bausch, John Neumeier, Luis Arrieta, entre outros. Por que montar A Sagração da Primavera? Por que trazê-la para a cena contemporânea? Foram uns dos primeiros questionamentos da O’ctus e da diretora Vanclléa Segtowich. A resposta foi simples: Porque queremos! Porque estamos interessados em ouvir a música/sonho de Stravisnky e dançá-la como uma questão que nasce a partir do encontro entre os corpos dos bailarinos e os corpos dos bonecos. Queremos brincar com a manipulação do objeto, do corpo, do plástico, da terra, da água, do músculo. A idéia não é trazer à cena uma simples representação do tema proposto por Stravinsky, mas sim permitir que a música, com toda sua carga histórica, seja mais um estímulo para que os corpos se relacionem, tragam questões e permitam soluções cênicas. O resultado em cena é um espetáculo extremamente imagético, os corpos de baile viraram bonecos de papel e a terra embalada em vidros como relíquia preciosa. O sacrifício da virgem é um vestido que banha o público com sua calda gigante.

A O’ctus Cia. de Atos, fundada em 2001, afirma ser a dança contemporânea a sua forma de pensar, porém, reconhece o ecletismo e hibridismo de sua cena, que vai desde o teatro de formas animadas até a fotografia. Depois do espetáculo Frágil, resultado do III Prêmio palcohabitasul de Montagem Cênica em 2005, a O’ctus traz aos palcos uma versão contemporânea da obra A Sagração da Primavera, de Igor Strawisnky. O projeto recebeu o Prêmio Funarte - Myriam Muniz (2007) e traz à cena Alex de Souza, Charlene Simão, Marcelo F. de Souza e Sabrina Gizela, além de cinco bonecos que dançam juntamente com os intérpretes-criadores.

O espetáculo tem estréia marcada para junho nos dias 26 (terça-feira às 20h) e 27 (quarta-feira às 19h e também às 20h) aqui em Porto Alegre, no Teatro do SESC na Alberto Bins .

ingresso: R$ 10,00
dias: 26 (20h) e 27 (19h e 20h) de junho de 2007

local: Teatro do SESC - Porto Alegre
Contato: Marco Fillipin – f: 98358074 e Alexandra Dias - f: 92930723